"O Conselho de Administração ou a Diretoria Executiva das empresas deve assegurar-se de que a Diretoria identifique previamente - por meio de sistema de informação adequado - e liste os principais riscos aos quais a sociedade está exposta, sua probabilidade de ocorrência, bem como as medidas e os planos adotados para sua prevenção ou minimização" (*)
(*) Conforme menção contida no "Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos" do IBGC.
A Equilíbrio Auditores, através de seus sócios e consultores, possui experiência comprovada na implantação de estruturas de gestão de riscos, como também na avaliação, identificação, mensuração, monitoramento, reporte, controle e mitigação de riscos das empresas, com base na realização dos seguintes projetos:
• Self-Assessment e diagnósticos de Gestão de Riscos, incluindo o Ambiente de TI (incluem avaliação dos riscos e dos requisitos de continuidade de negócios);
• Matriz de Riscos (elaboração, revisão e manutenção) corporativos e de processos;
• Mensuração de Riscos;
• Implementação das Estruturas de Gerenciamento de Riscos, incluindo a elaboração e revisão de Políticas e Estratégias de Gerenciamento de Riscos;
• Avaliação de Papéis, Atribuições e Responsabilidade para Fins de Gerenciamento de Riscos;
• Elaboração de Teste de Estresse (Modelagem, Atendimento à Basileia, Análise com Base em Cenários Previamente Definidos);
• Readness - Preparação de RoadMap, Diagnósticos e Preparação da Estrutura de Governança, de Risco e de Controles para atendimento aos requisitos da Lei Sarbanes-Oxley-SOX;
• Readness - Preparação de RoadMap, Diagnósticos e Preparação da Estrutura de Governança, de Risco e de Controles para Obtenção da Certificação ISAE 3402 (certificação das organizações prestadoras de serviços), e
• Mapeamento e Diagnósticos para adequação à LGPD.